Greenlight Marketplace

Bem-vindo ao ecossistema digital de apoio aos Sistemas de Conhecimento e Inovação Agrícola (AKIS).

Esta é uma plataforma que pretende incentivar membros de diferentes entidades a interagir e explorar diversas formas e oportunidades de colaboração relacionadas com a Política Agrícola Comum (PAC).

Dirigido aos diferentes atores da hélice quádrupla do conhecimento e inovação, o GREENLIGHT é um elemento de ligação, que pretende contribuir para o fortalecimento dos Sistemas de Conhecimento e Inovação Agrícola (AKIS). Acredita-se que a promoção de sinergias e abordagens multi-ator cria o espaço necessário à inovação e reforço da competitividade. Nesse sentido, foi criado o Greenlight Marketplace, um espaço de pesquisa, encontro e partilha.

Veja aqui como fazer parte da comunidade!

Peritos
Conjunto de entidades e investigadores considerados especialistas dentro das diversas vertentes da Política Agrícola Comum.
Oportunidades
Seleção de calls e outras oportunidades de financiamento relevantes para as prioridades da Política Agrícola Comum.
Outras iniciativas
Repositório de redes e projetos existentes relacionados com a Política Agrícola Comum.
CategoriaIdentificacaoAreaRegionDescricaoVer Mais
ClimCastPrática agrícola; Clima e mudanças climáticas

Este projeto surge no contexto da estratégia de crescimento da Fileira da castanha (aumento da área de produção) e tem como objetivo fornecer um conjunto de produtos de suporte à decisão política e de apoio às associações de produtores.

VALORCAST - Valorização da castanha e optimização da sua comercializaçãoQualidade / processamento de alimentos e nutrição; Silvicultura; Cadeia de suprimentos, marketing e consumo; Gerenciamento de resíduos, subprodutos e resíduos

Com as ações previstas no ValorCast pretende-se alcançar três grandes objetivos: Melhorar o processo de colheita mecânica da castanha; Melhorar a preservação da qualidade da castanha entre a colheita e o consumidor; Promover outras formas de apresentação da castanha para o consumo em espécie, nomeadamente na forma de farinha, permitindo o aparecimento em maior escala no mercado de outros produtos transformados derivados destes, como é o caso do pão, das bolachas, da cerveja, etc., e também a criação de novos produtos inovadores, como a castanha liofilizada e/ou a castanha macia com e sem Salicórnia (sal verde).

AGIR: Avaliação da eficiência da áGua e energIa em aproveitamentos hidroagRícolasGerência de água; Gerenciamento de energia

Desenvolver um sistema de avaliação da eficiência do uso da água e da energia em aproveitamentos hidroagrícolas.

SILVPAST: Implementação custo-eficiente de mosaicos silvo-pastoris de carvalho negraGestão da biodiversidade e da natureza; Silvicultura

Promover o desenvolvimento e sustentabilidade de mosaicos silvo-pastoris através de medidas que minimizem os custos de gestão pelo uso eficiente dos processos ecológicos de regeneração natural de bosques de carvalho negral e uso de herbivoria.

Fogo e InvasoraControle de pragas / doenças; Silvicultura

A candidatura Fogo e Invasoras destina-se a produzir um manual de boas práticas para uso do fogo em áreas invadidas e em risco de invasão por estas espécies. Para tal será montado um conjunto de parcelas experimentais e de demonstração (projeto piloto) em áreas invadidas, tratadas com diferentes combinações de corte e queima, e acompanhadas durante 3 anos.

Child LambCriação e bem-estar animal; Qualidade / processamento de alimentos e nutrição; Cadeia de suprimentos, marketing e consumo; Competitividade e diversificação agrícola / florestal

Avaliação do impacto de diferentes processos na preparação e conservação de dois produtos cárneos provenientes de carne de borrego e adaptados à alimentação de lactantes e crianças.
Entidade líder: CONSULAI

GojiBerrieSistema de produção agrícola; Cadeia de suprimentos, marketing e consumo; Competitividade e diversificação agrícola / florestal

Identificação dos processos de produção ótimos, comparação das duas principais cultivares de Lycium barbarum em diferentes modos de produção, e análise da composição, qualidade e subprodutos da cultura de plantas Goji.
Entidade líder: CONSULAI

UNDERCORK – Gestão integrada da cobrilha da cortiçaControle de pragas / doenças; Silvicultura

Desenvolver estratégias de gestão integrada da cobrilha da cortiça (Coraebus undatus Fab.), agente biótico que afeta a produção de cortiça, visandose a implementação de metodologias e tecnologias inovadoras de diagnóstico, monitorização e controlo.

GO QUALIMILHO- Novas estratégias de integração sustentáveis que garantam a qualidade e segurança na fileira do milho nacional.Preservação de alimentos; segurança alimentar; armazenamento de comida; cereal; milho

Estratégias de integração sustentáveis que garantam a qualidade e segurança do milho e os seus derivados, reduzindo de forma eficiente as contaminações com micotoxinas, minimizando assim as perdas económicas e o risco de saúde pública.

GEO SUBER - Monitorização Do Montadoagrossilvicultura; sensor; sistema de monitoramento; plataforma

Desenvolvimento de plataforma de monitorização da vitalidade do montado de sobro disponibilizando informação em tempo útil para uma intervenção preventiva, incorporando vertentes de apoio à operacionalização da gestão florestal.

GO QUALIMILHO- Novas estratégias de integração sustentáveis que garantam a qualidade e segurança na fileira do milho nacional.Preservação de alimentos; segurança alimentar; armazenamento de comida; cereal; milho

Estratégias de integração sustentáveis que garantam a qualidade e segurança do milho e os seus derivados, reduzindo de forma eficiente as contaminações com micotoxinas, minimizando assim as perdas económicas e o risco de saúde pública.

Estudo da qualidade da carne de bovinos da raça CachenaCriação e bem-estar animal; Qualidade / processamento de alimentos e nutrição; Cadeia de suprimentos, marketing e consumo

Melhoria da qualidade da carne de bovinos da raça Cachena com base em factores tecnológicos e genéticos.

LIFE Desert-AdaptMitigação de Mudanças Climáticas; Biodiversidade e qualidade do solo; Desertificação

The Main Goal of Desert-Adapt is to demonstrate innovative climate adaption strategies and technologies to improve land quality, soil conservation and plant support for private and public lands in Mediterranean areas under desertification risk.
The two key objectives of the project are:

  1. Demonstrating the effectiveness of innovative adaptation technologies
  2. Promoting and replicating the developed DAM frameworks

LIFE Live-Adaptprodução pecuária extensa na Europa; biodiversidade; serviço ecossistêmico; adaptação às mudanças climáticas;

LIFE LiveAdapt é um projeto no âmbito do programa LIFE da União Europeia. Na qual uma  equipa de muitas especialidades de entidades da Espanha, Portugal e França, procurarão e provarão, durante quatro anos (2018-2022), soluções para o combate às mudanças climaticas dos modelos extensivos de produção animal  no sul da Europa.

LIFE-MONTADO-ADAPTagrossilvicultura; agricultura de alto valor natural; ecossistema aquático; biodiversidade; serviço ecossistêmico; adaptação às mudanças climáticas; sequestro de carbono; pantanal

O LIFE Montado-Adapt visa melhorar a adaptação das paisagens do Montado português e do Dehesa espanhol aos impactos esperados das alterações climáticas. Seu objetivo é demonstrar sistemas integrados de uso da terra (ILU) sustentáveis ​​e lucrativos e aumentar sua implementação. A ILU visa restaurar o caráter multifuncional da paisagem e sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico, serviços ambientais, conservação da biodiversidade e sequestro de carbono.

O projeto segue duas estratégias: por um lado, estudar e implementar os sistemas ILU e, por outro lado, aumentar a disseminação, especialmente por meio de treinamento entre pares, para ter um impacto no terreno.

Tinturaria NaturalCompetitividade e diversificação agrícola / florestal; Produção vegetal e horticultura

Pretende-se desenvolver a cultura extensiva de plantas tintureiras potenciando o aparecimento de uma indústria eco-sustentável de corantes naturais para tingir a lã da ovelha campaniça, satisfazendo as necessidades empresariais e criando emprego.

GO-SoloCriação e bem-estar animal; Gestão / funcionalidade do solo

O “GO SOLO”, com duração de 5 anos, irá realizar a demonstração expedita e a baixo custo do teor de matéria orgânica do solo (MOS) em pastagens semeadas biodiversas (PSB) e sua capacidade de sumidouro de carbono, como forma de promover a produção, disseminação e adoção de práticas mais sustentáveis.

GO-FósforoGestão / funcionalidade do solo; Gestão da biodiversidade e da natureza; Competitividade e diversificação agrícola / florestal

Demonstração da aplicabilidade de tecnologias de agricultura de precisão na otimização da fertilização com fósforo, com implicações na rentabilidade das pastagens semeadas biodiversas e nos seus múltiplos benefícios ambientais.

+ PINHÃO - Gestão integrada de agentes bióticos associados à perda de produção do pinhãoControle de pragas / doenças; Silvicultura

O projeto visa desenvolver processos de diagnóstico e monitorização que permitam determinar com precisão o impacte das diferentes pragas na produção de pinhas e pinhão; determinar os períodos de desenvolvimento da pinha e do ciclo fenológico da floração/frutificação mais suscetíveis, de acordo com os ciclos biológicos das pragas; desenvolver processos de monitorização, de silvicultura preventiva, assim como produtos (compostos atraentes, armadilhas, inseticidas, auxiliares) que permitam o controlo destes agentes bióticos minimizando simultaneamente os impactes ambientais.

greenTASTEQualidade / processamento de alimentos e nutrição; Cadeia de suprimentos, marketing e consumo

Propõe-se criar um preparado láctico, tendo por base o tomate verde não colhido para fornecimento à indústria (tipo Chucrute) que servirá de base para o desenvolvimento industrial de novos molhos e temperos, aumentando o valor acrescentado na cadeia de valor, o combate ao desperdício alimentar e a intensificação sustentável.

LTT- Lycopersicon Two TimesPrática agrícola; Produção vegetal e horticultura

Desenvolvimento de práticas (regeneração do sistema radicular) que permitem explorar por uma segunda vez as plantas de tomateiro após colheita mecânica tradicional, permitindo a diluição de custos de campanha e uma eficiência no uso da água e dos factores de produção previamente existentes.

QUALITOMATEControle de pragas / doenças; Qualidade / processamento de alimentos e nutrição

Pretende-se com este projeto garantir a qualidade do produto final em tomate horto industrial e manter a credibilidade dos mercados internacionais relativamente ao tomate processado de origem portuguesa, através da diminuição da incidência de pragas, como a mosca branca, ácaros e traça do tomateiro, que reduzem a área foliar.
Pretende-se, assim, disponibilizar soluções e técnicas para aplicação fácil e estratégias inteligentes de proteção da cultura com técnicas de avaliação do risco e ferramentas de decisão expeditas para diminuir os prejuízos.

iCheese - Cynara Innovation for best CheeseQualidade / processamento de alimentos e nutrição; Cadeia de suprimentos, marketing e consumo; Competitividade e diversificação agrícola / florestal

Inovação de processos, criação de produto e transferência, visando a valorização do sector dos Queijos que usam flor de cardo como coagulante, quer queijos tradicionais, quer o design de novos queijos. Com este projecto será garantida a produção de um coagulante padronizado e que cumpra os requisitos de qualidade e segurança alimentar.

ECOMONTADO XXI - A Agroecologia aplicada ao design do Montado NovoClima e mudanças climáticas; Gestão da biodiversidade e da natureza; Competitividade e diversificação agrícola / florestal

O grupo operacional identificou um problema concreto, observado em cerca de 120 ha geridos pela Soc. Ag. do Freixo do Meio, que é representativo da realidade das áreas de montado em Pt, onde o resultado dessas práticas se evidencia na perda de solo, na perda de biodiversidade e consequentemente na perda do ecossistema montado. Gera-se a oportunidade para implementar um novo método de restauro do solo, e consequentemente de todo o ecossistema, através do desenvolvimento de uma tecnologia inovadora directamente relacionada com a gestão florestal sustentável e com a produção de produtos florestais (cortiça) com relevante importância nos territórios rurais onde os montados são dominantes.

PLATISOR - Métodos para a gestão do montado de sobro com ataques de plátipo da região do SorControle de pragas / doenças; Silvicultura

Transpor os constrangimentos causados pelos ataques do plátipo diminuindo o seu impacte e a sua expansão nos montados de sobro da região do Sor conjugando novas formas de gestão dos povoamentos com novos meios de luta e aperfeiçoamento dos existentes.

DivInA - DIVersificação e INovação na produção ApícolaQualidade / processamento de alimentos e nutrição; Cadeia de suprimentos, marketing e consumo; Competitividade e diversificação agrícola / florestal

Diversificação da atividade apícola, explorando outros produtos que diminuam a dependência dos apicultores na produção de mel, em particular a produção de apitoxina, pão-de-abelha, pólen, própolis, produtos com elevado potencial no mercado, em particular no mercado internacional. É intenção do GO materializar os resultados do projecto em diversos manuais de boas práticas dos diferentes tipos de produção.

SerpaFlora - Valorização da flora autóctone do queijo Serpa.Qualidade / processamento de alimentos e nutrição; Cadeia de suprimentos, marketing e consumo; Competitividade e diversificação agrícola / florestal

Valorização da microbiota do leite cru de ovelha através da caracterização das aptidões tecnológicas queijeiras e consequente utilização na construção de culturas de arranque autóctones especializadas focadas na qualidade do queijo Serpa.

IntenSusVITI - Intensificação sustentável da vitivinicultura através da poda mecânicaSistema de produção agrícola; Prática agrícola Competitividade e diversificação agrícola / florestal

Produção de vinhos com uvas de baixa Pegada Ecológica e Carbono Zero. Desenvolvimento um processo de Intensificação Sustentável da Vitivinicultura visando o aumento da produtividade da vinha através de inovação tecnológica, centrada na mecanização da poda, na otimização do sistema cultural com o recurso a ferramentas de viticultura de precisão, no sequestro de carbono nos solos vitícola e na redução do seu impacto ambiental.

FitoFarmGest - Gestão sustentável de fitofármacos, em olival, vinha e culturas arvenses, na área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos do AlquevaPrática agrícola; Controlo de pragas/doenças; Gestão da água

O objectivo deste GO é avaliar as dinâmicas dos principais grupos de fitofármacos (entre eles os enquadrados na Directiva 2013/39/EU, como substancias prioritárias no domínio da água) com impacto ambiental e humano em culturas de regadio na zona de influência do EFMA, promovendo desta forma o seu uso sustentável e contribuindo para a melhoria da qualidade da produção, proteção e conservação do solo e dos recursos hídricos.

Inovação, Eco-Eficiência e Segurança em PMEs do Setor dos Lacticínios - LACTIESCadeia de abastecimento, comercialização e consumo; Agricultura/competitividade florestal e diversificação

A presente iniciativa tem como objetivo o aumento da competitividade das PME´s do sector dos lacticínios. Pretende-se desenvolver atividades que incorporam inovação tecnológica nas empresas ao nível dos seus produtos e processos, de eco-eficiência e de valorização dos recursos endógenos.

Mais Madeira à MesaSistema de produção agrícola Qualidade/ processamento e nutrição dos alimentos Cadeia de abastecimento, comercialização e consumo

1. Obtenção de maior proximidade entre os agricultores e o canal Horeca.
2. Reforçar os produtos agrícolas locais como grandes bases da culinária madeirense.
3. Apresentação dos recursos agrícolas em exposições locais espalhados por todo o território, valorizando os produtos e trazendo debates e novas abordagens para produtos existentes e que compõem o tecido da cultura gastronómica local (inovação).

PodaCitrus - Optimização da poda em citrinosPrática agrícola; Qualidade/ processamento e nutrição dos alimentos; Agricultura/competitividade florestal e diversificação

Este projeto consiste num conjunto de ensaios de poda, com vista à diminuição da alternância de produções de algumas cultivares tradicionais e/ou muito importantes na citricultura portuguesa (‘Setubalense’, ‘Encore’, ‘D. João’, ‘Valencia Late’ e ‘Lanelate’).

Fruta Dragão: Validar a capacidade produtiva da pitaia vermelha.Sistema de produção agrícola; Cadeia de abastecimento, comercialização e consumo; Agricultura/competitividade florestal e diversificação

Avaliação do impacto de diferentes práticas culturais na capacidade produtiva da pitaia vermelha no Sul do país. Testagem de cultura alternativa, altamente rentável, dirigida para o mercado nacional e internacional.

Biofortificação de tomate para processamento industrial e em modo de produção biológico - MPBIOProdução vegetal e horticultura; Qualidade/ processamento e nutrição dos alimentos; Agricultura/competitividade florestal e diversificação

Desenvolvimento de tomate biofortificado em magnésio (Mg), ferro (Fe) e zinco (Zn), com elevados padrões de qualidade (i.e., um alimento profilático com valor nutricional acrescido), que se antevê estar na base de um mercado potencial, favorecendo a saúde pública.

Fortificação de Pera Rocha em cálcioQualidade/ processamento e nutrição dos alimentos; Agricultura/competitividade florestal e diversificação

Desenvolvimento de tecnologia para a produção de Pera “Rocha” biofortificada em cálcio, possuindo indicadores de competitividade elevada, ao nivel da produção e conservação, a nivel económico.

Biofortificação de uva em zinco para produção de vinho branco e tintoQualidade/ processamento e nutrição dos alimentos; Agricultura/competitividade florestal e diversificação

Neste projeto desenvolve-se um novo itinerário técnico para 4 castas de uva, com elevados índices de comercialização nacional, para a biofortificação natural em zinco (Zn), com controlo de qualidade, e visando a otimização da produção e transformação vinícola.

Fortificação de batata em cálcioProdução vegetal e horticultura; Qualidade/ processamento e nutrição dos alimentos; Agricultura/competitividade florestal e diversificação

Produção de batata biofortificada em cálcio (Ca), incrementando a competitividade da cadeia agro-industrial nacional deste produto e fomentando a exportação para mercados internacionais.

Biofortificação de trigo mole em zinco para produção de farinhaQualidade/ processamento e nutrição dos alimentos; Agricultura/competitividade florestal e diversificação

Propõe-se uma especialização inteligente centrada na articulação da cerealicultura. Ir-se-á criar um novo itinerário técnico para desenvolvimento de novos produtos (produção de trigo mole biofortificado em zinco (Zn) para produção industrial de farinha, de acordo com os requisitos da Alta Segurança Alimentar e as diretivas da UE).

Fortificação de arroz em selénioAgricultura/competitividade florestal e diversificação; Qualidade/ processamento e nutrição dos alimentos

Desenvolvimento de um novo itinerário técnico para a produção de arroz biofortificado em selénio, considerando diferentes variedades, para exploração num contexto nacional e internacional.

+BDMIRA - Batata-doce competitiva e sustentável no Perímetro de Rega do Mira: técnicas culturais inovadoras e dinâmica organizacionalControlo de pragas/doenças; Agricultura/competitividade florestal e diversificação

Para o aumento da produtividade da batata-doce ‘Lira’ no Perímetro de Rega do Mira (PRM), pretende-se incentivar os viveiristas e produtores a utilizarem um modelo de produção/dinâmica organizacional recorrendo a uma nova tecnologia inovadora de propagação de plantas isentas de vírus e outras doenças e a tecnologias de produção e conservação melhor adaptadas a condições edafoclimáticas e modo de produção.

FruitFlyProtecSistema de produção agrícola; Controlo de pragas/doenças

Melhorar o combate a moscas da fruta por monitorização e avaliação de eficácia de meios de proteção alternativos para Ceratitis capitata e Drospohila suzukii e avaliação do risco de introdução e distribuição potencial para Bactrocera dorsalis.

MaisSoloControlo de pragas/doenças; Biodiversidade e gestão da natureza

Desenvolvimento e aplicação de processos inovadores com base em técnicas conhecidas, alternativas ao uso exclusivo de produtos fitofarmacêuticos, integrando-os para proteger culturas hortoindustriais contra a ocorrência de doenças e pragas de solo.

PoliMax - Promoção e aumento da eficiência da polinização entomófila em macieiras, pereiras e cerejeirasGestão de fertilização e nutrientes Biodiversidade e gestão da natureza; Qualidade/ processamento e nutrição dos alimentos

Promover o processo de polinização entomófila como forma de aumentar o rendimento da produção agrícola, obtendo-se frutos, com sementes, de valor acrescentado devido à sua qualidade nutricional, capacidade de conservação e resistência a inimigos.

FitoAgroControlo de pragas/doenças; Qualidade/ processamento e nutrição dos alimentos

Monitorização e estudo do ciclo de vida de inimigos emergentes de forma a definir a estimativa do risco e o nível económico de ataque (NEA), com o objetivo de produzir informação para o seu controlo com base em estratégias alternativas à luta química.

ProtecEstenfilioControlo de pragas/doenças; Qualidade/ processamento e nutrição dos alimentos

Estudar a evolução da estenfiliose na cultura da pereira ‘Rocha’ e aplicar um conjunto de práticas que permitam minimizar o impacto da doença, com base na utilização otimizada dos recursos (água, fertilização, produtos fitofarmacêuticos).

OPTIMAL (Optimização, Maçã, Alcobaça)Biodiversidade e gestão da natureza; Qualidade/ processamento e nutrição dos alimentos

Com a realização deste projeto, pretende-se a inovação de produto e de processo, clarificando as orientações a seguir pela fileira, mediante um modelo de produção que tire partido das características edafo-climáticas da IGP, diferentes de outras regiões de onde os atuais modelos de produção têm sido importados, e que permita com uma tecnologia de produção diferenciadora criar a gama de Maçã de Alcobaça “Premium”, orientada para diferentes segmentos de mercado, nomeadamente exportação e cliente nacional com preferência de gamas “Top”.

HortInfProdução vegetal e horticultura; Controlo de pragas/doenças; Gestão de fertilização e nutrientes

O projeto visa a aplicação e desenvolvimento de técnicas para a gestão da flora infestante e parasita em culturas hortoindustriais, que contribuem para o aumento da produtividade e sustentabilidade das culturas, biodiversidade e minimização dos riscos ambientais.

LIFE-2021-TA-PP-CLIMA-SIPTechnical Assistance for preparation of SNAPs/SIPs (LIFE-2021-TA-PP)

Technical Assistance preparation of CLIMA SIPs.

LIFE-2021-SAP-CLIMA-GOVLIFE Subprogramme Climate Action (LIFE-2021-SAP-CLIMA)

Climate Governance and Information.

LIFE-2021-SAP-CLIMA-GOVLIFE Subprogramme Climate Action (LIFE-2021-SAP-CLIMA)

Climate Governance and Information.

LIFE-2021-SAP-CLIMA-CCMLIFE Subprogramme Climate Action (LIFE-2021-SAP-CLIMA)

Climate Change Mitigation.

LIFE-2021-SAP-CLIMA-CCALIFE Subprogramme Climate Action (LIFE-2021-SAP-CLIMA)

Climate Change Adaptation.

LIFE-2021-TA-PP-ENV-SIPTechnical Assistance for preparation of SNAPs/SIPs (LIFE-2021-TA-PP)

Technical Assistance preparation of ENV SIPs.

LIFE-2021-STRAT-ENV-SIP-two-stageStrategic Nature and Integrated Projects (SNAP/SIP) (LIFE-2021-STRAT-two-stage)

Strategic Integrated Projects – Environment.

LIFE-2021-SAP-ENV-GOVCircular Economy and Quality of Life

Environment governance.

LIFE-2021-SAP-ENV-ENVIRONMENTCircular Economy and Quality of Life

Circular Economy, resources from Waste, Air, Water, Soil, Noise, Chemicals, Bauhaus.

LIFE-2021-TA-PP-NAT-SNAPTechnical Assistance for preparation of SNAPs/SIPs (LIFE-2021-TA-PP)

Technical Assistance preparation of SNAPs.

LIFE-2021-STRAT-NAT-SNAP-two-stageStrategic Nature and Integrated Projects (SNAP/SIP) (LIFE-2021-STRAT-two-stage)

Strategic Nature Projects.

LIFE-2021-SAP-NAT-GOVNature & Biodiversity

Nature Governance.

LIFE-2021-SAP-NAT-NATURENature & Biodiversity

Nature and Biodiversity.

HORIZON-CL6-2022-GOVERNANCE-01-14Innovative governance, environmental observations and digital solutions in support of the Green Deal
Improving preparation of multi-actor projects to enable the relevant actors to work in a co-creative way.

HORIZON-CL6-2022-COMMUNITIES-02-01-two-stageResilient, inclusive, healthy and green rural, coastal and urban communities
Smart solutions for smart rural communities: empowering rural communities and smart villages to innovate for societal change

HORIZON-CL6-2022-COMMUNITIES-01-01Resilient, inclusive, healthy and green rural, coastal and urban communities
Boosting women-led innovation in farming and rural areas.

HORIZON-CL6-2022-CLIMATE-01-03Land, ocean and water for climate action

Demonstration network on climate-smart farming – boosting the role of advisory services.

HORIZON-CL6-2022-CIRCBIO-01-04Circular economy and bioeconomy sectors

Maximising economic, environmental and social synergies in the provision of feedstock for bio-based sectors through diversification and increased sustainability of agricultural production systems.

HORIZON-CL6-2022-FARM2FORK-02-01-two-stageFair, healthy and environmentally-friendly food systems from primary production to consumption

Agroecological approaches for sustainable weed management.

HORIZON-CL6-2022-FARM2FORK-02-04-two-stageFair, healthy and environmentally-friendly food systems from primary production to consumption

Smart solutions for the use of digital technologies for small- and medium-sized, farms and farm structure.

HORIZON-CL6-2022-FARM2FORK-01-11Fair, healthy and environmentally-friendly food systems from primary production to consumption

Effective systems for authenticity and traceability in the food system.

HORIZON-CL6-2022-BIODIV-02-01-two-stageBiodiversity and Ecosystem Services

Maintaining and restoring pollinators and pollination services in European agricultural landscapes.

HORIZON-CL6-2022-BIODIV-02-02-two-stageBiodiversity and Ecosystem Services

Boosting breeding for a sustainable, resilient and competitive European legume sector.

HORIZON-CL6-2022-BIODIV-01-05Biodiversity and Ecosystem Services

Intercropping – understanding and using the benefits of complexity in farming and value chains.

Quer fazer parte do Digital AKIS ecosystem and Marketplace?