Atividades

Com o objetivo de sensibilizar os jovens e aumentar a sua consciencialização relativa à contribuição da PAC para as diversas áreas, serão desenvolvidas atividades práticas dentro das escolas, num ambiente de aprendizagem formal, desde experiências, a workshops, questionários e concursos.

Com duração de dois meses, o Summer CA(M)P será composto por 30 workshops direcionados não só para crianças, como também cidadãos locais e agricultores. Estes serão realizados na natureza, com uma abordagem lúdica/pedagógica, e abordarão diferentes temas, nomeadamente

a agricultura, biodiversidade, floresta, paisagem, alimentação, saúde e sustentabilidade, tendo em conta o contexto geral da PAC.

O Festival de Outono será recheado de tradições rurais, conhecimento ancestral, biodiversidade e natureza, ao mesmo tempo que aumenta a consciência sobre práticas e modos de vida mais sustentáveis à luz das preocupações atuais.

Contará com um programa diversificado de atividades, incluindo diferentes expressões artísticas e tendências ambientais, que vão envolver as famílias e o público em geral num ambiente saudável e divertido.

Com localização no Parque de Serralves, os visitantes poderão usufruir de oficinas lúdicas e pedagógicas, de caminhadas e de jogos, nos quais terão a oportunidade de interagir com os animais do Parque.

Estes workshops serão baseados na criação de um inventário faunístico, com o objetivo de aumentar o conhecimento científico sobre a biodiversidade, consciencializando simultaneamente os seus participantes para a importância da conservação dos recursos biológicos de determinado território. Com lugar em Ovar, o trilho inclui 4 estações de amostragem: insetos, anfíbios e répteis, mamíferos e pássaros, sendo que cada estação estará montada uma oficina pedagógica temática, na qual o público encontra respostas às curiosidades de cada grupo faunístico e um enquadramento sobre a biologia e conservação das espécies potenciais locais. Além das oficinas pedagógicas, estará montado um laboratório de campo, onde serão feitas as observações, identificações e registo de espécies capturadas nas saídas de campo ao longo do evento.

Estes eventos, promovidos com o apoio de Instituições de Ensino Superior, Escolas / Faculdades Agrícolas, são dirigidos a alunos e professores universitários de diferentes disciplinas, e têm como objetivo apoiar a aprendizagem de ferramentas uteis para processos de inovação, bem como o despertar da curiosidade pela PAC, inserindo os participantes na fase inicial de soluções de prototipagem para os desafios da sustentabilidade futura da agricultura. Durante as sessões, os participantes terão acesso a algumas informações de base teórica que contribuirão para criar insights e, a seguir, trabalharão em equipas para a concretização de atividades que lhes permitirão cobrir diferentes etapas e habilidades do design thinking.

Direcionados para agricultores e cooperativas agrícolas, estes eventos pretendem criar confiança entre os agricultores e esclarecer a arquitetura atual da PAC, contribuindo para demonstrar de que forma esta reforça a competitividade e sustentabilidade da

agricultura da UE, bem como reconhecer a relevância do apoio da UE à agricultura e ao desenvolvimento rural através da mesma.

Direcionados para agricultores e cooperativas agrícolas, estes eventos pretendem criar confiança entre os agricultores e esclarecer a arquitetura atual da PAC, contribuindo para demonstrar de que forma esta reforça a competitividade e sustentabilidade da

agricultura da UE, bem como reconhecer a relevância do apoio da UE à agricultura e ao desenvolvimento rural através da mesma.

Em breve sairão mais informações relativas às datas e locais de realizações destes eventos.

Fica atento!

O Greenlight é baseado numa abordagem holística, diretamente ligada ao desenvolvimento de confiança na UE e entre todos os cidadãos, incluindo agricultores e não agricultores

Tens questões? Queres saber mais? Tens interesse em participar nas atividades?